sábado, 1 de abril de 2017

Caracterização do Polo do CEFAPRO de Pontes e Lacerda

O Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – Cefapro [1], foi fundado pelo Decreto Nº 2007/97 de 29/12/1997, criado pelo Decreto Nº 2319 de 08/06/1998, estruturado pela Portaria Nº 053/99/SEDUC/GS/MT, regulamentado pela Lei 8405/05, com base no Artigo 88 da LDB Nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução Nº 03/97-CNE. Os Cefapros tem como instituição mantenedora a Secretaria de Estado de Educação do Estado de Mato Grosso-Seduc. Constitui-se atualmente em unidade administrativa, criada pelo Decreto nº.6.824, de 30 de novembro de 2005, nos termos do art. 1º da Lei nº. 8.405, de 27 de dezembro de 2005, tem por finalidade a formação continuada, o uso das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem e a inclusão digital de profissionais da educação básica da rede pública estadual de ensino.
A Lei nº 9.072, de 24 de dezembro de 2008, cria o Cefapro do município de Pontes e Lacerda, situado na Avenida Minas Gerais, nº 1359, Bairro Jardim Primavera, com a finalidade de desenvolver projetos de formação continuada dos profissionais da rede pública de ensino. O Cefapro em Pontes e Lacerda constitui-se como um polo educacional tendo como área de abrangência 10 municípios da região: Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Figueirópolis D’Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Rondolândia, Vale do São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.
Tem como filosofia o processo formativo para os profissionais da Educação Básica com vista no desenvolvimento pessoal, profissional e institucional. Tal processo visa à autonomia do sujeito para uma visão crítica reflexiva que permeiam os valores humanístico, cultural, ético, político e social. Esses valores estão pautados nos princípios de liberdade, solidariedade, igualdade, bem estar social, no respeito à natureza e às diversidades educacionais, tendo como fins: o pleno desenvolvimento do profissional com formação continuada, o uso de novas tecnologias, e a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, além de promover, desenvolver, coordenar e sediar programas e projetos para os profissionais da educação básica do polo de abrangência. 
O processo formativo para os profissionais da Educação Básica desta instituição preconiza que “[...] o aprender contínuo é fundamental e se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente.” (NÓVOA, 1991, p. 53).
Enquanto Centro de Formação percebemos que o mundo atual é resultado de um constructo histórico filosófico social, cultural e epistemológico em que os sujeitos se constroem na relação/interação com o mundo. Nesse sentido, todos somos co-partícipes do processo da formação educacional. Fortalecidos numa sociedade aberta ao desenvolvimento que percebe a importância da relação com o outro para a construção do conhecimento e transformação da sociedade é que nos envolvemos e humanizamos crescendo na prática, pois vivemos num mundo dinâmico em constante movimento.
Em meio a tantas transformações no mundo social, científico e tecnológico, o homem necessita, constantemente, percorrer o caminho da busca pelo conhecimento, desenvolvendo uma postura de investigação individual, coletiva e de reflexão na perspectiva de construção da autonomia nas tomadas de decisões. E, é neste sentido que o Cefapro, através do acompanhamento das e nas escolas, busca conhecer, saber quem são, as dificuldades que enfrentam, os seus valores morais, culturais e seu relacionamento com o conhecimento e desenvolvimento de cada um de seus educandos, para propiciar aos profissionais da Educação Básica da rede Pública, formação continuada que, conforme Imbernón (2006) é “a reflexão prático-teórica sobre a própria prática mediante a análise, a compreensão, a interpretação e a intervenção sobre a realidade”. É também a maneira pela qual se desenvolve a capacidade de construir conhecimento por meio da prática educativa. Inseridos numa rede para fortalecimento de uma política integrada de formação dos profissionais da educação básica de Mato Grosso, os Cefapros desenvolvem com as escolas públicas, desde 2003, ações do projeto de formação continuada, conhecido em sua origem como “Sala de Professor”, mas posteriormente chamado, a partir de 2010, de “Sala de Educador”, visto que todos os profissionais que atuam na escola participam do processo educativo e precisam refletir sobre suas práticas, em formação com os seus pares, em seu local de atuação profissional. Além dessa demanda, os Cefapros também desenvolvem ações de programas e projetos vinculados ao Ministério da Educação, articulando-se para isso com universidades, institutos federais de ensino e com secretarias municipais de educação, quando as demandas alcançam os profissionais dessa rede. Inserem-se no bojo dessas formações as ações dos núcleos de tecnologia educacional com o desenvolvimento do projeto de uso das tecnologias da informação e comunicação na educação, formando profissionais com conhecimentos técnicos e para fazerem uso pedagógico dessas ferramentas. 



[1]              Vale destacar que em Mato Grosso existem 15 Cefapros distribuídos estrategicamente em 15 polos e que atendem a todos os municípios e escolas públicas, incluindo, também, as escolas indígenas, do campo e quilombola. Os Cefapros estão presentes nas seguintes cidades: Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Cuiabá, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. Revista Saberes em Rede./ Cefapro de Cuiabá-MT.  - Cuiabá: Cefapro, ano 1, n.1, jul./dez., 2011.

Um comentário:

  1. PARABÉNS AOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NO CEFAPRO DA REGIÃO DE PONTES E LACERDA - MT!!! SÃO EXCELENTES PROFISSIONAIS! COM ESSES EDUCADORES NOTA 10 A EDUCAÇÃO ALCANÇA E TRANSFORMA LUGARES DIVERSOS.

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