Foram realizados nas
E.E.Verena Leite de Brito, 11 de Agosto, Francisco Salazar, Dr. José Gentil,
Antonio Carlos de Brito, São José, Vale do Guaporé, Rainha da Paz, Juscelino
Kubitschek e escolas municipais a 2ª formação : Pró
Escola Formação: “Práticas de Ensino da Matemática em uma Perspectiva
Interdisciplinar” para os Professores Alfabetizadores do I Ciclo ( 1º, 2º e 3º
ano) e II Ciclo (4º e 5º ano). Com o objetivo de compreender o papel da
leitura e escrita na Matemática, suas representações e recursos de
ensino que permite vislumbrar uma nova dimensão para a prática em sala de aula.
Com o objetivo de
compreender o papel da leitura e escrita na Matemática, suas
representações e recursos de ensino que permite vislumbrar uma nova
dimensão para a prática em sala de aula.
Aonde formam abordados:
Ø Grandeza
e Medidas;
Ø Por
que medimos?
Ø Medimos
porque temos a necessidade de fazer previsões;relacionar e comparar medidas e
controlar experiências;
Ø Instrumentos
de medidas (balança/relógio/trena/jarra);
Ø Medir
é comparar grandezas de mesma espécie: quantas vezes uma cabe na outra.
Ø Quando
medimos, escolhemos um padrão para fazer uma comparação entre ele e o que se
quer medir. Esse padrão é a unidade de medida.
Ø A
medida é sempre descrita por um número acompanhado de uma unidade de medida.
Ø A
escolha de unidades padronizadas favorece a comunicação entre as pessoas.
Ø As
medidas têm importância social e científica pois descrevem quantitativamente a
variação de grandezas.
Ø Jogos
(bolinha de gude /peteca /maia /tangran/ peteca/ usando o segundo);
Ø Eixos/Capacidades/Descritores/Saeb/Objetivo
de Aprendizagem do Sistema do ano;
Ø Perímetro
e Área;
Ø Unidades
padronizadas e não padronizadas de medida;
Ø Representação
Equivalente de tempo, dia, mês e ano;
Ø Massa,
capacidade e volume;
Ø Sistema
Monetário.
Ø Confecção
de tangran, peteca e geladinha, aonde foram abordados perímetro; área; volume;
medidas e peso.
MATERIAIS UTILIZADOS NA FORMAÇÃO
Nenhum comentário:
Postar um comentário