No
mês de setembro foi realizado na UNEMAT de Cáceres XIV Jornada de Educação –
JORNEDU 2017. Nesse evento a Coordenadora de Formação do CEFAPRO de Pontes e
Lacerda, Marilza Jiacomini Rubinho Vaz e o Professor Formador de Filosofia Maureci
Moreira de Almeida apresentaram trabalhos na modalidade de comunicação oral. A
Coordenadora de Formação, Professora Marilza, realizou a comunicação do
trabalho: “Formação Continuada na Escola: Sala de Educador e o Protagonismo
Docente” que é o resultado de sua pesquisa de Mestrado em Educação do Programa
de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa
Formação de Professores, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. De acordo
com a Professora Marilza, os referenciais teórico-metodológicos utilizados conduziram
a pesquisa para uma abordagem qualitativa, especificamente para o Estudo de
Caso. Ela realizou estudos de documentos que amparam as políticas de formação
continuada no Brasil e em Mato Grosso, também, conforme a autora foi realizada entrevista
com dez professores de uma escola estadual em Pontes e Lacerda - MT. Segundo a
autora a produção privilegiou a análise de documentos e de como os professores
compreendem o PSE enquanto política de formação. O resultado da pesquisa
demonstrou que os professores compreendem o PSE como uma política de formação
continuada que fortalece a escola como espaço formativo e coletivo de
discussões, reflexão e troca de experiências.
O
Professor Maureci, apresentou o trabalho intitulado: “Relações Raciais: Uma
Intervenção Cultural e Pedagógica de um Projeto Escolar”. Segundo o autor, o
artigo que foi apresentado no JORNEDU 2017, teve como foco os fluxos de informação
e conhecimento em torno da problemática racial, veiculado pelo projeto escolar
"Felicidade não tem cor" do Centro de Educação de Jovens e Adultos 6
de Agosto, no município de Pontes e Lacerda, Mato Grosso. A metodologia
utilizada pelo autor foi à pesquisa qualitativa, sendo uma revisão
bibliográfica, analise documental e acompanhamento da unidade escolar. O referido
Centro de Educação de Jovens e Adultos, como destaca o autor, aborda
abertamente a problemática racial junto à comunidade escolar, destacando aquilo
que a cultura africana nos legou como herança, e que também estão nos corpos,
cabelos, nariz, ginga e alegria da maioria dos brasileiros.
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