segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Professores Formadores do CEFAPRO de Pontes e Lacerda apresentam trabalhos na XIV Jornada de Educação – JORNEDU em Cáceres

     No mês de setembro foi realizado na UNEMAT de Cáceres XIV Jornada de Educação – JORNEDU 2017. Nesse evento a Coordenadora de Formação do CEFAPRO de Pontes e Lacerda, Marilza Jiacomini Rubinho Vaz e o Professor Formador de Filosofia Maureci Moreira de Almeida apresentaram trabalhos na modalidade de comunicação oral. A Coordenadora de Formação, Professora Marilza, realizou a comunicação do trabalho: “Formação Continuada na Escola: Sala de Educador e o Protagonismo Docente” que é o resultado de sua pesquisa de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Mato Grosso, na linha de pesquisa Formação de Professores, Políticas Públicas e Práticas Pedagógicas. De acordo com a Professora Marilza, os referenciais teórico-metodológicos utilizados conduziram a pesquisa para uma abordagem qualitativa, especificamente para o Estudo de Caso. Ela realizou estudos de documentos que amparam as políticas de formação continuada no Brasil e em Mato Grosso, também, conforme a autora foi realizada entrevista com dez professores de uma escola estadual em Pontes e Lacerda - MT. Segundo a autora a produção privilegiou a análise de documentos e de como os professores compreendem o PSE enquanto política de formação. O resultado da pesquisa demonstrou que os professores compreendem o PSE como uma política de formação continuada que fortalece a escola como espaço formativo e coletivo de discussões, reflexão e troca de experiências.

     O Professor Maureci, apresentou o trabalho intitulado: “Relações Raciais: Uma Intervenção Cultural e Pedagógica de um Projeto Escolar”. Segundo o autor, o artigo que foi apresentado no JORNEDU 2017, teve como foco os fluxos de informação e conhecimento em torno da problemática racial, veiculado pelo projeto escolar "Felicidade não tem cor" do Centro de Educação de Jovens e Adultos 6 de Agosto, no município de Pontes e Lacerda, Mato Grosso. A metodologia utilizada pelo autor foi à pesquisa qualitativa, sendo uma revisão bibliográfica, analise documental e acompanhamento da unidade escolar. O referido Centro de Educação de Jovens e Adultos, como destaca o autor, aborda abertamente a problemática racial junto à comunidade escolar, destacando aquilo que a cultura africana nos legou como herança, e que também estão nos corpos, cabelos, nariz, ginga e alegria da maioria dos brasileiros.


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