segunda-feira, 7 de agosto de 2017

CEFAPRO realizou Formação para Elaboração do Plano Interdisciplinar para Intervenção Pedagógica



Nos dias 31 de julho a 03 de agosto de 2017, o CEFAPRO de Pontes e Lacerda realizou um evento formativo com o tema Formação Continuada por Área do Conhecimento, nas Escolas Públicas do Estado de Mato Grosso aos Professores do Polo de Pontes e Lacerda.
Participaram do evento a representatividade de professores de área de conhecimento, sendo um de cada área: linguagens, ciências humanas, ciências naturais, matemática e alfabetização; e coordenadores das Escolas Estaduais Urbanas, do Campo, Indígenas e Quilombola do Polo do CEFAPRO, totalizando aproximadamente 150 participantes.
A abertura do evento ocorreu no dia 31 de julho, no período noturno, nas dependências do auditório da Associação Comercial e Empresarial de Pontes e Lacerda-ACEPL. Na composição da mesa de autoridades estiveram presentes a Superintendente de Formação dos Profissionais da Educação Básica-SUFP, Professora Me. Adriana Tomasoni, o Coordenador de Formação, Professor Dr. Gino Francisco Buzato, a Diretora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO, Aparecida de Souza Ferreira de Jesus, o Secretário Municipal de Educação de Pontes e Lacerda, Alan Henrique Monteiro de Oliveira, a Assessora Pedagógica do município de Pontes e Lacerda, Neli José de Oliveira Alves, o Diretor Geral do Instituto Federal - Campus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda, Stéfano Teixeira Silva, e representando os professores, Marta Leonora Mazeto Bernardelli da Escola Estadual 14 de Fevereiro. A participação do Secretário de Educação, Esporte e Lazer, Marcos Marrafon, se deu por meio de um vídeo através do qual desejou um bom evento, destacando a busca pela qualidade de ensino na rede pública Estadual de Educação de Mato Grosso.
A Superintendente, Adriana Tomasoni iniciou sua palestra detalhando o Programa Pró-Escolas Formação, cujo objetivo é “Educar para Transformar e Emancipar o Cidadão”, por meio da universalização do atendimento e melhoria da qualidade da Educação Básica, e redução do analfabetismo. Destacou os três eixos do PEF: Pró Escolas Formação na Escola (PEFE), Pró Escolas Formação no Cefapro (PEFC), e Formações de demandas específicas. Segundo a Superintendente, o “PEF abarca todas as ações formativas, voltadas aos profissionais da educação que atuam nas redes públicas de ensino da Educação Básica, promovidas pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e executadas pela Superintendência de Formação dos Profissionais da Educação - SUFP, por meio dos profissionais dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação – CEFAPRO”.
O Coordenador de Formação, professor Gino Francisco Buzato realizou a palestra “Plano de intervenção interdisciplinar”, em que afirmou a necessidade de se fazer um planejamento interdisciplinar para uma intervenção pedagógica. Ainda pontuou que “diante do nosso desafio, que é a busca por educação de qualidade, os estudos de Ivani Fazenda (2006), nos apresenta uma concepção de interdisciplinaridade na qual essa é utilizada como metodologia para o trato de problemas na educação que, devido a sua complexidade, exige a convergência dos conhecimentos de duas ou mais disciplinas e que partilhem o mesmo objetivo e a mesma metodologia”, citando Ivani Fazenda, afirma que: “a interdisciplinaridade leva todo especialista a reconhecer os limites de seu saber para acolher as contribuições das outras disciplinas. Assim sendo, uma ciência é complemento de outra, e a dissociação, a separação entre ciências é substituída pela convergência a objetivos comuns”. (2006, p. 43).
No segundo dia, no período matutino, houve duas palestras abordando a questão da interdisciplinaridade. A primeira foi desenvolvida pela Professora Dr.ª Eliana de Almeida, atualmente professora no Curso de Letras - Campus de Pontes e Lacerda, da Universidade do Estado de Mato Grosso e no Programa de Pós-graduação em Linguística da UNEMAT em Cáceres, que ministrou a palestra “Interdisciplinaridade no ensino de Língua”, em que destacou a importância do objeto de conhecimento como elemento interdisciplinar, de forma que exige ter a ousadia de mudar o objeto, buscar um novo objeto no próprio objeto. A segunda foi proferida pela Professora Senilde Solange Catelan, Mestre em Ensino de Ciências Naturais do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Naturais - Instituto de Física - UFMT. Atualmente professora de Matemática no Instituto Federal - Campus Fronteira Oeste/Pontes e Lacerda, que explanou a respeito do “Planejamento Interdisciplinar na Área de Matemática”. Abordou a matemática enquanto ciência e que o educador que faz a mediação do processo de compreensão da matemática enquanto ciência e linguagem.
No período vespertino, houve a divisão por área de conhecimento. Inicialmente, os professores formadores retomaram alguns pontos acerca da Interdisciplinaridade, que foram apresentados nas palestras. Na sequência, foi apresentado um tutorial do QEdu Redes, e como acessá-lo. Logo após, por grupos, organizou-se a construção do alinhamento interdisciplinar, com base na análise dos descritores com maiores desafios de aprendizagem, nos Objetivos de Aprendizagem, os Descritores do SAEB e Orientações Curriculares. Os resultados dos alinhamentos realizados foram fundamentais para as atividades nos grupos interdisciplinares (grupo misto) no terceiro dia.
Foram formados cinco grupos mistos: azul, amarelo, branco, verde e vermelho. Cada grupo era composto por professores das diversas áreas de conhecimento, de maneira que tivessem contribuições de todas as áreas, com o objetivo de elaborar um Plano Interdisciplinar para Intervenção Pedagógica, com foco nos desafios identificados no alinhamento do grupo anterior. Após uma socialização dos planos, cada grupo elegeu um representante para a plenária, que foi realizada no período vespertino.
No encerramento, no dia 03 de agosto, a Diretora do CEFAPRO, Aparecida Ferreira, retomou as concepções de interdisciplinaridade, alicerçada em Edgar Morin e Ivani Fazenda, além de encaminhamentos sobre a logística e o repasse nas escolas.
De modo geral, o evento foi uma oportunidade par aos professores aprofundarem os conhecimentos a respeito da Interdisciplinaridade, repensando seus planejamentos que devem ter como princípio a interdisciplinaridade para a intervenção pedagógica.
O CEFAPRO do Polo de Pontes e Lacerda espera ter contribuído com os profissionais da educação na busca de uma qualidade na relação ensino e aprendizagem.

Comissão de Editorial do CEFAPRO de Pontes e Lacerda
07 de agosto de 2017
Andréia Comin
Ivanir da Silva Oliveira
Maria Rosalina Alves Arantes
Marilza Jiacomini Rubinho Vaz
Maureci Moreira de Almeida





Nenhum comentário:

Postar um comentário