O professor formador Maureci Moreira de Almeida desenvolveu a II etapa da
Jornada Formativa intitulada “Educação para as Relações Étnico-Raciais – uma
intervenção Pedagógica Interdisciplinar com foco na Leitura e na Escrita”,
realizada na sede do CEFAPRO de Pontes e Lacerda no dia 11 de agosto de 2017,
nos períodos matutino e vespertino, com carga horária de 8 horas. A formação
contou com a presença de 24 professores da Área de Humanas – Filosofia,
Geografia, História e Sociologia –, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, das
Escolas Estaduais Antônio Carlos de Brito, Deputado Dormevil Faria (local onde
foi realizada a formação), 14 de Fevereiro, Vale do Guaporé, São José e CEJA 6
de Agosto.
Essa II etapa foi realizada em 8 horas, em que foi apresentado
inicialmente, os objetivos da formação dialogando com as temáticas: mito da
democracia racial; ideologia do branqueamento; e preconceito de marca. Logos
após exibimos o documentário “A negação do Brasil”. Após a exibição foi
realizado um diálogo com os professores para refletir acerca do conteúdo do
documentário e a problemática racial a partir das telenovelas. Foi proposta em
seguida uma atividade de planejamento interdisciplinar, com foco na leitura e
na escrita, para trabalhar a temática racial relacionando a disciplina que o
professor atua com as outras da área de Ciências Humanas para abordar as
possibilidades de uma intervenção pedagógica nas questões étnico-raciais.
O planejamento para a intervenção pedagógica, como afirmado para os
professores, terá uma carga de 8 horas. Somente não contará na carga horária o
momento em que os professores desenvolverem a temática em sala de aula. O
professor formador colocou-se a disposição para orientar os docentes que
necessitarem de auxilio. Foi deixado material gravado em DVD como suporte para
os professores organizarem seus planejamentos.
Ficou acordado que no mês de novembro, após o dia da consciência negra,
será realizada uma socialização dos relatos de experiências do que foi
desenvolvido em sala de aula ao longo do terceiro e quarto bimestres.
De acordo com a avaliação dos professores a formação contribuirá para o
fortalecimento da identidade afro-brasileira e indígena dos alunos das escolas
de Pontes e Lacerda.
Agradecemos a todos pela presença e participação.
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